domingo, 16 de setembro de 2012

Atividade 1.3


Reflexões sobre "A escola diante do novo panorama da Sociedade"

Nossa aprendizagem acontece ao longo de nossas vidas, pois começamos a aprender logo que nascemos e devemos/precisamos continuar aprendendo ao longo dela, até quando conseguirmos. Afinal, o que nos inspira e nos faz continuar vivos é a sede pelo conhecimento.
A necessidade de aprender, de conhecer o novo é o que nos move, é o que nos dá prazer de buscar constantemente meios/maneiras de evoluir.
A escola cabe o papel de lapidar o conhecimento bruto trazido pelo educando, ou seja, levando em consideração os conhecimentos de mundo que este indivíduo traz, devemos ampliá-los, incorporando mais informações pertinentes ao crescimento deste.
Atualmente, porém, a escola tem sido vista como um local de “passatempo” por muitos estudantes, que vão até ela para passear, encontrar os amigos, conversar e esquecem qual é a verdadeira função dela.
Nesta perspectiva, é preciso também que a escola se renove e incorpore de maneira efetiva as novas tecnologias, para atrair novamente a atenção dos estudantes, para que estes voltem a sentir necessidade do conhecimento transmitido pela instituição de ensino.
Da mesma forma, é preciso que educadores e gestores se renovem e passem a utilizar as novas tecnologias em suas práticas diárias. Ou seja, nós educadores precisamos aprender a aprender, assim como nossos estudantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário