quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Atividade 1.1


Reflexões sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

É fato, que vivemos em uma sociedade cada dia mais dinâmica, informatizada e que cobra muito do seu cidadão. Ou seja, tudo ao nosso redor evolui rapidamente e precisamos acompanhar tal evolução. Desta forma, é necessário que haja uma mudança nas formas de ensinar/aprender.
Pozo afirma Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. e isto é fato, estamos rodeados de informações, todas sendo compartilhadas em tempo real, no entanto, isto não garante o sucesso na aprendizagem dos cidadãos. Pois é preciso aprender a transformar as informações em conhecimento, tarefa bastante árdua para a maioria das pessoas.
Diante deste fato, é chocante pensar no que diz Pozo “cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”. Por que isso acontece? Talvez seja pela rapidez com que tudo precisa ser repassado, porém nem tudo consegue ser assimilado nesta dinâmica.
Assim, vale lembrar que do mesmo modo que a maneira de aprender mudou, é preciso alterar a maneira de ensinar e tal tarefa cabe ao professor, que precisa primeiramente superar seus próprios limites e aceitar que não é o dono do saber, mas que atualmente vivemos numa via de mão dupla, na qual devemos aprender e ensinar simultaneamente.
Por fim, é importante dizer que para aprender é preciso ter vontade, querer ampliar seus horizontes e sair da condição de mero espectador do mundo. Afinal, oportunidades, tecnologias e formas inovadoras surgem frequentemente, mas não são suficientes sem o interesse do aprendiz.



Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário